terça-feira, 21 de setembro de 2010

2010_09_03: Chapada Diamantina - Bahia

Dia 03/09:

Saímos às 12:25 hs de Floripa, mas quase não saímos... chegamos no balcão da Gol às 12:12 hs atrasados, levamos uma bronca da atendente que disse que íamos embarcar porque o voo estava atrasado... ufa...

Propaganda voe Gol...(hehehe)


No Galeão chegamos mortos de fome, com o embarque da conexão no horário, saímos da área de embarque e corremos para conseguir um pão de queijo e um refri quente (ponto negativo para o Pachetta Café, tem um no embarque com a fila sempre gigante e esse
fora onde a atendente ficou olhando para o papel sem saber o que fazer porque o refri estava quente, a tansa nem para perguntar o que queriamos).
O embarque na conexão foi mais tranquilo, claro o voo atrasou 30 minutos.
Dentro no avião já tivemos uma amostra do "reboleixom" bahiano... foi engraçado...
Chegamos à Salvador às 17:30hs, pegamos nossa bagagem e fomos a busca do "onibus seletivo" para a Barra ou Praça da Sé, temos que descer no Morro do Cristo onde encontraremos o Aldo e Eliane. Após +ou- uma hora de busão na rota da tortura(estavamos morrendo de fome, o dia todo com dois pães de queijo, e tinha restaurante passando o tempo todo), descemos no ponto indicado pelo motorista que ficava na frente do restaurante "Porto Brasil", local do encontro, assim que avisamos que estavamos procurando um casal o garçom já apontou a mesa com o casal que estava carregando grandes mochilas assim como nós.

Cerveja Nobel no Porto Brasil, Salvador


Provamos a cerveja Nobel e o prato da casa "Fumeiro acebolado", não sei se foi a fome mas estava fantástico(de acompanhamentos: feijão tropeiro, vinagrete e farinha de mandioca). Depois pegamos o táxi até a rodoviária, onde quase perdemos o busão por não saber que tinhamos que pagar um real por pessoa para poder embarcar, sai correndo no meio da do rodoviária até a Real Express para pegar os tickets de embarque.

Dia 04/09:
Passamos a noite no ónibus, chegamos à lenções às 6:00hs, quando saimos do ónibus os guias estavam do lado de fora com plaquinhas com nomes a procura dos clientes. Lá estava o meu nome, o guia era Tiago que nos levou até a nossa pousada Raio de
Sol(pousadaraiodesollencois@yahoo.com.br), para podermos largar as mochilas, descansar, tomar um café para poder começar o passeio. Chegando na pousada estavam todos dormindo, ainda bem que Tiago estava conosco, ele acordou a Dona Rita que nos
recebeu e deu as chaves para ficarmos mais avontade.

Sacada do nosso quarto na Pousada Raio de Sol


Largar as mochilas e dormir um pouco foi ótimo, mas não consegui ficar muito, já levantei e começei a preparar a pochete com que precisava para o dia.
Levantamos 7:30hs para tomar um café que pagamos a parte(15 por pessoa)... mas valeu a pena: tapioca, pão caseiro, pão de queijo, banana-frita, saladinha de frita e muito mais...

Café da manhã na
pousada


Às 9:00hs nosso guia o Kelmo estava lá para nos levar ao passeio "Grutas com pai Inácio". Fomos de carro até o rio Mucugezinho onde deixamos o carro e seguimos por uma pequena trilha.

Rio Mucugezinho


Após 30 minutos seguindo o rio chegamos ao poço do diabo, lá Kelmo nos mostrou uma pedra de onde se faz rapel que alguns coragosos pulam, são 22 metros até o poço do
diabo, ele disse que assim se vê o diabo... porque será???

Poço do
diabo


Retornamos rápido porque o lugar estava tomado de gente, para evitar que os outros pontos também fossem assim, fomos dali para o Morro do Pai Inácio, gigante com seus 1200 metros, formos de carro até 900 metross e subimos o restante a pé. No caminho uma coisa fantástica, um beija-flor gravata vermelha no ninho chocando dois ovinhos uma graça.

Beija-flor gravata vermelha no ninho, tem dois ovinhos ali...


Batemos muitas fotos no topo e Kelmo nos contou a história no nome "Morro do Pai-Inácio", ficamos cerca de uma hora aproveitando a bela vista.

Topo do morro do Pai Inácio


De lá pegamos o carro novamente agora passando por uma longa estrada de chão em uma região de seca, onde podemos ver casas de pau-a-pique e a vegetação sem verde causada pela seca... Até que chegamos ao oasis...

Pratinha


A gruta da pratinha e o rio pratinha com uma coloração azul clara e transparente onde colocamos a roupa de banho e o esnorquel e mergulhamos com tilápias, papaterras e outros peixinhos.

Esses carinhas aqui são bem curiosos


Ali mesmo há um restaurante onde nos servimos avontade para o almoço, incluso no pacote. Carne de bode, galinha ensopada, mandioquinha, feijão vermelho, cortado de palma(feito de cacto) muito gostoso somente as bebidas são pagas a parte.

Gruta azul


A pé fomos alguns metros até a Gruta Azul que faz jus ao nome, quando o sol bate na água relhete o azul por causa da formação calcária, belício, em algumas áreas podemos ver que não há reflexão já que as pedras estão sendo cobertas por argila por
causa das visitações, uma pena.

Electite - Gruta da Torrinha


Depois pegamos o carro novamente agora para entra na gruta da Torrinha(http://www.cavernatorrinha.com.br), lá a visitação é feita com a compania de um guia da gruta que vai com um lampião nos guiando e explicando as formações e quando cada galeria foi descoberta ficamos cerca de 3 horas na carverna que já tem muitas estalagtitis e estalagmites quebradas mas com formações únicas onde não podemos chegar perto(como a electite da foto acima), vemos a distância para garantir que elas continuaram ali.

Formação na Gruta da Torrinha


Saimos da caverna já denoite, Kelmo nos levou até a pousada e combinamos às 7:30hs no dia seguinte para evitar os outros grupos.
Tomamos um banho e fomos para o centrinho de lençois em busca de um restaurante, foi difícil encontrar um aberto, eram 22 horas e a maioria já estava fechado ou fechando.

Janta no Quintal del Araça


Na praça do coreto, encontramos o "Quintal del Araça" onde fomos muito bem servidos com uma carne de sol na chapa e um misto (carne, frango e calabresa) na chapa, delicioso.



Dia 05/09:

Às 7:30hs já estavamos no café, queriamos sair bem cedinho para aproveitar melhor o dia... como o café só fica pronto às 7:30hs chegamos no horário para aproveita-lo, mas foi rapidinho que na fazenda vai ter café novamente...

Café da manhã na Fazenda os Impossíveis


Foram 20km de asfalto + 40 km de chão... quando se chega a Fazenda dos Impossíveis que se entende o porque do nome, é realmente complicado chegar aqui... A fazenda é muito bem cuidada e é auto sustentável na placa de entrada diz "produzimos a nossa própria energia", a dona nos recebeu muito bem, rapidamente preparou uma mesa com suco(goiaba com beterraba e maracujá com couve), café, biscoitos, doces tudo produzido na fazenda e a tapioca feita na horinha...

Durante a trilha


Comemos muito bem... e pegamos a trilha para a Cachoeira dos Mosquitos, a principio ache que o nome fosse devido ao inseto, mas não, é devido ao diamante pequenino que chamam de mosquito que era muito encontrado aqui.
Foram uns 40 minutos caminhando descemos em declive de +ou- 400 metros, quando chegamos a cachoeira tivemos uma visão rara, um urubu-rei que não gostou muito da nossa presença e sumiu em poucos segundos.

Cachoeira dos Mosquitos(dá pra ver o Aldo nos pés da cachoeira)


A cachoeira é grandiosa, as paredes com pedras sobre-postas parece feita a mão e a aguá, é claro, geladíssima com uma cor marronzada como um café ralinho mas tranparente. Ficamos sozinho por vários minutos curtindo aquele paraiso. Quando chegou outro grupo nos arrumamos para voltar.
Nesse momento tive um probleminha com um ladrãozinho de garrafas d'água, mas foi divertido resolver, um canhorro que estava fazendo a trilha com os donos viu minha água e resolveu brincar com ela.... hehehe... foi divertido pegar de volta...
Voltamos rápido, afinal o sol estava forte, e a fome também, na volta nos refrescamos na Cachoeira do Sossego, um pequeno córrego perto da fazenda, e na piscina da fazenda enquanto estava sendo porto o almoço.
Carne seca, feijão, arroz, galinha ensopada, salada, escondidinho de chuchu, cortado de palma, e suco de maracujá e limão. Tudo caseiro... uma delícia...

A mesa posta na fazenda, minutos antes do ataque


Quando terminamos ainda tinha sobremesa, doce casca de limão-doce, goiaba, banana e ambrosia... não tinha espaço mas demos um jeitinho...

Cachoeira di areal


Dali fomos para Cachoeira do areal, que para mim foi uma visão surpreendente ver uma cachoeira com uma "duna" ao lado, a paisagem foi formada pelo garimpo que deixou a areia acumulada ali, não é uma paisagem natural, mas ficou belíssima.
Ali tiramos um tempo para relaxamento, banho no cachoeira, passeio no plato acima da cachoeira para alguns, e sonequinha para outros... muito gostoso.

Plato acima da cachoeira


Depois, visitamos o gerador na fazenda, onde é produzida toda energia utilizada na fazenda, e fomos para a Serra das Paridas, que fica a poucos minutos de carro dali.
Lá conheçemos um banheiro com uma bela vista, a melhor vista que banheiro que eu já conheçi.

Uma das muitas formações com inscrições rupestres


E fomos visitas as inscrições, o nome é serra da paridas por causa de uma inscrição que parece alguém de cocoras com os braços para cima, poderia ser um coco saindo, ou um "piruzudo", mas acho que a idéia do nascimento de uma criança ficou mais bonitinha.

Uma das inscrições mais famosas do local - "preguiça"


Confesso que acho um pouco de bobagem essa questão de inscrições, para mim é uma pichação pré-antiga, só isso, feia como muitas das que são feitas hoje e em locais muitas vezes nada apropriadas. Aqui não é diferente são "inscrições" sobre "inscrições" em muitos pontos e há alguns poucos desenhos bem definidos (achamos até o simbolo do Costão do Santinho, também qualquer criança de quatro anos com os dedos sujos de tinta faria algo parecido). Os que chamam mais atenção são o "cachorro" cortado e a "preguiça".

O fim de tarde


O fim de tarde foi um espetáculo belíssimo, os tons de luz alaranjados nas paredes da chapada, é incrível como há coisas que uma foto não consegue capturar.
Aos pouquinhos o sol foi se despedindo e assim que ele se foi nos também nos despedimos desse belo lugar.

Na Agência alinhando o passeio com Roberta


Em Lençóis, a rotinha gostosa após um dia de trilha, banho, passar na agência para confirmar o passeio de amanhã e janta...

Janta no Bella Itália


Como eu e o Vilson passamos por um "descarrego" durante o dia, achamos melhor pegar leve... uma massa, fomos ao restaurante Bella Itália, de entrada Bruschettas e depois Penne à napoli e linguine à carbonara e putanesca foram as opções escolhida...



Dia 06/09:

Hoje acordamos mais cedo... às 6:45hs já estavamos no café tantando negociar algo de café da manhã anaistes de sair.

Comunidade Quilombola onde pegamos as bikes


Demorou mais ou menos uma hora para chegarmos à comunidade Quilombola da Vila do Remanso onde pegamos as bicicletas e descemos alguns metros e já chegamos no ponto onde pegamos os caiaques... você deve estar se pensado... e as bikes??? foram de canoa com os guias acompanhando a gente...

Início do Caiaque no Marimbus


Aproveitamos umas três horas agradáveis passeando, vendo vários passarinhos, aves, até começarem a passar outros barcos...

Curtindo os sons e pequenas aves


Os guias falam demais e alto demais... mas sempre podiamos ficar para trás e voltar para os sons do mangue Marimbu e rio Remanso.
Depois de três horas nos despedimos do caiaque e pegamos novamente as bikes...

Alguns metros de bike até o almoço


Mas por poucos metros novamente até o Casarão, onde paramos para almoçar.
Como sempre: carne seca, galinha ensopada, arroz, farofa amarela, feijão e salada... esse almoço também está incluso, pagamos a parte somente as bebidas.

Foz do rio Roncador


Dali pedalamos mais alguns metros até a foz do rio roncador onde aproveitamos uma hora e sol e água fresca. Saindo daqui acaba a moleza... pegamos para o Norte em direção a Lenções pela antiga estrada do garimpo sempre acompanhado pelo Roberto nosso guia da agência Brasil by bike subcontratada pela Volta ao parque. É um percurso pequeno até mais bem técnico com muitas pedras, areia fofa e pequenos vales onde resta algo do algum rio. Nossa surpresa foi a Eliane que foi super bem o trajeto todo... só um pouco mais lenta... mais normal pra quem tá começando...

Antiga estrada do garimpo


Para a janta no cardápio de hoje pizza no Beijú da Van... com direito a cocada bahiana de sobremesa que consegui na feirinha.

Movimentado os restaurantes de Lençóis no começo da noite


Voltamos cedo que precisamos arrumar tudo... amanhã voltamos para casa.



Dia 07/09:

Acordamos umas 7:00hs mas a chuva contribuiu para dormirmos uma pouco mais... às 8:00hs acordamos e fomos tomar café. Me despedi da tapioca (muito bom).

Rio que passa por Lençóis


Saímos até a agência para conseguir o endereço de uma lapidação de diamantes para conheçermos. Um menino da agência nos levou até o local: "Museo do lapidário" do seu Alfredo e seu Geni. Eles não estavam no momento mas marcamos para as 10:00hs.

Lavadeiras


Enquanto isso passeamos mais um pouco por Lençóis, fomos até rio onde vimos as lavadeiras e podemos acompanhar um pouquinho do que seria o desfile de 7 de setembro, com as meninas com vestidos de bahianas feitos com TNT colorido.
Dez horas voltamos ao Lapidário e estava o seu Alfredo(Museo do Lapidário (75)3334-1108) nos esperando, nos mostrou diamantes brutos, lapidados nos contou da técnica, dos cuidados e a posteriore chegou seu Geni que nos mostrou na prática um pouco desse trabalho e que não terá continuidade aqui em Lençóis. Seu Alfredo nos explicou que não é mais permitido o garimpo e que quando conseguem alguma pedra não vale a pena lapidar e melhor revender bruta mesmo.

Seu Alfredo nos explicando sobre lapidação de diamantes


Até nos perdemos no tempo, já que tudo era novidade e muito interessante.
Saimos dali rápido para almoçar, formos para o Carne na Chapa, que fica na praçinha, carne de bode e frango na chapa, acompanhando feijão tropeiro e vinagrete.
Terminado o almoço, foi o tempo de pegar as mochilas na pousada e chegar na rodoviária nosso ônibus já estava lá...

Deixando a pousada para pegar o ônibus


Foram 6 horas até Salvador, onde encontramos a Dona Cida, mãe do Jorge, namorado da Regiane, que é irmã da Eliane... (quanta gente...até cansei...) fomos para o shopping Iguatemi onde jantamos e formos ao cinema(filme: Destinos cruzados) passar o tempo, o voo é só às 3:00 hs da manhã...
O resto do retorno foi dorme acorda... dorme acorda e demanhã às 8:00hs estavamos em Floripa prontos para voltar ao trabalho... (parece que estava de férias uns 10 dias, demorei até para lembrar a senha do micro... heheheh).

Mais fotos: Álbum no Picasa
Link do mapa:
Mapa no Wikiloc: Gruta com Pai Inácio
Mapa no Wikiloc: Cachoeira dos Mosquitos e Serra das Paridas
Mapa no Wikiloc: Marimbus e Rio Roncador

Um comentário:

  1. Massa! Lençois é um lugar bem bonito mesmo... Tem um lugar tb bem fantatisco mas mais rustico que é chamado de Capão... vale muito a pena conhecer tb! espero que tenha gostado! um dia ainda temos que marcar umas trilhas... vou tentar organizar um rafting, rapel, cicloturismo e uma escaladinha aqui em Ibirama!

    ResponderExcluir