quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

2009_02_17: Circuito Vale Europeu - SC

Saida de casa - Floripa, SC

Saimos de Florianópolis às 8:40hs achando que chegaríamos rápido a Timbó, 170 km da ilha. Que engano, pegamos dois acidentes graves na BR-101 norte duplicada. Conseguimos chegar depois do meio dia.
Fomos direto a sede do Circuito Vale Europeu que fica atrás do Restaurante Thapyoka no centro de Timbó. Pegamos os passaportes por 10 reais cada um.
Sede do Circuito Vale Europeu - Timbó, SC

Aproveitamos que estávamos do lado do restaurante e almoçamos. Comida muito boa, atendimento nem tanto. A moça do caixa não queria nos dar o primeiro carimbo por causa da fila no caixa. Mas ela acabou cedendo.
Início em Timbó - SC

Arrumamos as bikes com as coisas e começamos o nosso Primeiro dia por volta de 15:00hs. Pegamos uma estrada asfaltada com direção a Rodeio, 17 km.
Já começamos a tomar chuva a partir do kilômetro 5, ainda bem que logo parou.
A caminho de Rodeio

Chegamos a Rodeio e Procuramos o Hotel Paradiso que nos daria o carimbo.
Desviamos uns 800 metros para chegar no hotel, um lugar muito lindo com uma cachoeira fantástica.
Hotel Paradiso, Rodeio - SC

Mas, tá na hora de subir o morro Ipiranga que nos levaria de 100 metros de altitude para 900 metros em 9 kilômetros.
Subindo vimos várias flores plantadas ao longo da estrada e depois anjos. Cada vez mais, até chegarmos a estátua do cristo, com vários anjos ao redor.
Cristo e os anjos do seu Paulo, Ipiranga - SC

Junto conosco veio a chuva novamente. Paramos em um barraco (galpão de madeira utilizado pelos colonos para armazenazem) para nos proteger da chuva, e pedi licença oara o um senhor que estava na varanda para lhe perguntar sobre os anjos. Sorte a nossa que encontramos o Senhor Paulo, ele nos contou que ele começou plantando as flores na estrada, depois veio a idéia da imagem do Cristo como ele tinha visto no Rio. E por último os anjos que a princípio seriam só três ao redor do Cristo. Depois ele decidiu por 33 anjos, que era a idade de Cristo. E agora são 55. Depois ele nos mostrou a maquete feita por ele mesmo do portal do Paraíso que será construido na frente da sua casa, muito bonito...
A chuva não parava e tinhamos que continuar, nos despedimos da família do seu Paulo e continuamos a subir.
Morro Ipiranga, Rodeio - SC

Chegamos a placa de desvio pra o Zinco já era noite e chovia muito.
Bifurcação para o Zinco

Continuamos, não viamos uma pessoa na rua, não passavam veiculos e as casas iam ficando mais raras a medida que subiamos até não encontrarmos mais nenhuma luz a não ser do meu farou da bike.
Subimos muito tempo assim, começei a ficar com frio, por causa da chuva, e começamos a nos sentir fracos, por falta de comida. Encontramos a fazenda, entramos felizes procurando o Alojamento, mas só havia placa da Pousada e seguimos pra lá. No caminho passamos por uma casa pequena com luz, era a última, galpões da fazenda e chegamos a
pousada, fechada, apagada, vazia... e agora era 21:30hs, em último caso podiamos dormir em baixo da marquize da Pousada pelo menos não pegaríamos chuva. Mas, e a fome... queriamos um banho quente e comida de verdade. Resolvemos voltar para a casinha com luz que tinhamos visto. Chegamos e o Vilson chamou por alguém já que não sabíamos o que iamos encontrar fiquei afastada. Em poucos segundos sai um senhor e uma senhora, Dona Magda e seu Carlos que estavam preocupados conosco achando que não íamos mais.
Alojamento no Zinco - SC

Nos encaminharam para nossa casinha e Dona Magda foi preparar o jantar enquanto seu Carlos nos esperava com o carro para nos levar ao restaurante da fazenda para não nos molharmos.
Refeitório do Zinco, Rodeio - SC

Maravilhoso, lugar, comida, pessoas... Comemos um banquete, conversamos com boas pessoas e fomos para cama mais de meia noite, curtir uma noite friazinha em baixo das cobertas.
Acordamos as 8:00hs que Magda e Carlos já nos esperavam para o café. Outro banquete,
maravilhoso como o anterior.
Café da manhã no Zinco

Preparamos alguns sanduiches para viagem e voltamos para nossa casinha para arrumar as coisa para seguir.
Tirei várias fotos das muitas mariposas que encontramos na casa e que como Seu Carlos alertou traria o Sol. E trouxe mesmo.
Mariposas no Alojamento do Zinco

Passamos na cachoeira do Zinco para tirar umas fotos e seguimos viagem. (Alojamento com janta e Café no Zinco 50 por pessoa).
Cachoeira do Zinco, Rodeio - SC

O destino de hoje é Doutor Pedrinho, saímos tarde, quase 10 horas, seguimos a estrada cuidado os bichinhos que podíamos encontrar.
Seguindo viagem

Encontramos uma linda aranha com vários filhotes nas costas.
Aranha com seus filhotes nas costas

No caminho, desviamos um pouco para ver a Igreja no estilo Enxaimel de Benedito Novo, única do Brasil.
Igreja estilo Enxaimel

Chegamos a Doutor Pedrinho cedo. Paramos no hotel Negherbon, perto da prefeitura.
Prefeitura de Dr. Pedrinho - SC

Tomamos um banho e saimos caminhando para ver a cidade que é muito pequena. Jantamos muito bem no Hotel, comida feita pela Dona Hilda, dona no hotel.
Durante a Janta dona Hilda já ligou para a casa dos Duwe para avisar a Dona Isolde que chegaríamos perto das 17:00hs do dia seguinte.
O café também foi muito bom no hotel. Dona Hilda já inclui na diária o jantar, o café
e o lanche para o dia(50 por pessoa), já que para esse lado não há onde comprar comida ou bebida.
A caminho de Alto Cedro - SC

Nos arrumamos e seguimos viagem. Depois de 10 km uma parada para a cachoeira Véu de Noiva.
Entrada para cachoeira Véu de Noiva

Deixamos as bicicletas no barzinho que fica ao lado da entrada e caminhamos até a cachoeira. Foi +ou- uma hora entre ida, volta e curtir o lugar.
Cachoeira Véu de Noiva, Dr. Pedrinho - SC

Na volta comemos um pouco e abastecemos as garrafinhas no último ponto antes da Pousada dos Duwe já em Alto Cedros.
Divisa de Dr. Pedrinho e Rio dos Cedros

Mais um dia de muita subida, agora em região de madeireras. Sempre escutavamos as serras elétricas, ou serras de serralheria, viamos muitas áreas reflorestadas e os
caminhões com madeira cortada passando. Um o outro somente. a estrada quase não tem
movimento.
Alto Cedro - SC

Chegamos ao Alto Cedro com uma vista linda do vale e depois a Barragem.
Na estrada o Senhor Raulino nos esperou para nos levar de barco até sua casa do outro
lado da barragem.
Passamos em um barco de alumínio pequeno nos e as bikes mais seu Raulino, que disse que dá pra levar até três bicicletas por vez. Nos levou a nossa casinha e marcou a hora do jantar.
Casinha dos Duwe, Alto Cedro - SC

Começamos a olhar os detalhes da casa e encontramos várias coisas antigas, termometros, relógios, brazeiros... uma casinha simples mais uma delícia.
No dia seguinte, tomamos o café na casa dos Duwe(60 por pessoa), e quando terminamos tivemos a boa notícia de que eles conseguiram fazer a reserva pra gente no hotel do Faustino em Palmeiras.
Atravessando a barragem

Ficamos muito mais tranquilos e seguimos nosso caminho. Os dez primeiros quilômetros
foram sempre com a barragem, depois muitas áreas de reflorestamento, muito isolado.
A caminho de Palmeiras

E no final barragem novamente agora do Rio Bonito. Fizemos uma parada no Varandão da Erica já em Palmeiras para tomar um refri e comer um sorvete. Um kilômetro adiante chegamos no hotel, próximo das 14:00hs. Conosco veio a chuva que desabou logo após chegarmos. Aproveitamos a chuva para tomar banho na barragem, a água estava quente e é bem clara aqui.
Barragem de Palmeiras atrás do Hotel Faustino

Comemos, dormimos, comemos, dormimos... (Hotel Faustino 30 por pessoa com café da manhã).
A caminho de Timbó - SC

Comemos e nos arrumamos para seguir viagem. Descemos muito... a melhor e mais difícil descida do percurso foi de hoje. Descobrimos que quebrei a minha garupa, vamos ver o que fazer em Timbó. Continuamos na manha. A pior subida também foi hoje e os momentos mais quentes... ainda bem que perto do topo tem uma cachoeirinha na estrada que deu pra refrescar.
No fundo desmonoramento causado pelas chuvas do ano passado

Na chegada pra Timbó encontramos o pessoal do Velotur dando um rolé para soltar as pernas e pouco depois disso cai a primeira vez por não conseguir desclipar da bike. Tudo bem, foi na grama. Achamos o nosso Hotel. O Hotel Colonial, simples, mais uma delícia. Fomos buscar o carro no restaurante Thapyoka e cometemos o erro de entrar lá para comer. Novamente comida dez, atendimento zero... Mas tudo bem...
Demanhã tomamos café no Hotel e encontramos alguns cicloturistas se preparando para seguir caminho também. Nos arrumamos e fomos novamente para a Sede de Cicloturismo para nos cadastrar no Velotur. Saimos com pressa já que o destino hoje é Pomerode onde queremos visitar o Zoológico. Com a inscrição do Velotur agora temos alguns pontos de parada obrigatória durante o percurso. E em cada ponto encontramos vários ciclistas, uma boa conversa garantida. Nessa parte da viagem há mais movimento de carros e passamos por regiões mais populosas, que exigem mais cuidado e atenção.
A rota Enxaimel na entrada de Pomerode é um charme, adorei conheçer.
Rota Enxaimel, Pomerode - SC

Chegando ao centro de Pomerode, fomos para casa da Dona Luiza onde vamos ficar, tomar banho para irmos ao Zoológico.
Caminhamos até o Zoológico, um pouco longe, mas tudo bem. O Zoo de Pomerode é muito legal,várias aves. Um ponto especial é a jaula de imersão, onde ficamos dentro da jaula com as aves.
Araras azuis

Os felinos são lindos, mas é triste ve-los naquele lugar.
Onça Preta

Após o Zoo fomos para uma choperia, a Schornstein, com o pessoal do Velotur, foi muito agradável.
Choperia Schornstein

Acordamos em Pomerode e fomos aproveitar o que tem de muito bom na cidade, a comida.
Fomos a uma padaria. Uma delícia. Depois aproveitamos outra coisa muito boa a cultura.
Portal Turístico Sul, Pomerode - SC

Fomos ao Portal Turistico e a casa do Escultor. A caso do Escultor nos foi apresentada pelo filho de Ervin Teichmann. Suas obras são belíssimas. É impressionante o lugar.
Casa do Escultor - Ervin Teichmann

Depois fomos aproveitar a boa comida novamente. Conheçemos o Restaurante Wunderwald, um restaurante típico alemão.
Restaurante Wunderwald, Pomerode - SC

Comemos um maravilhoso mareco recheado que nos trouxe problema depois para pedalar. Mas valeu a pena.
Galera do Velotour, Indaial - SC

No caminho encontramos o pessoal do Velotour, foi bom pedalar com eles.
Chegamos a Indaial cedo e fomos para o Hotel Fink. O Jantar foi no hotel mesmo.
Hotel Fink, Indaial - SC

Último dia no circuito Vale europeu, até hoje percorremos mais de 300 km por pequenas cidade perto de Timbó, sempre por estrada de chão. E hoje não será diferente. Fomos os últimos a deixar o hotel a caminho de Rodeio. No caminho fizemos um desvio para conheçer a ponte pensil de Warnow.
Ponte Pensil

Seguimos por uma estrada de chão mais movimentada até Rodeio e com muita "costeleta" na estrada. Quando estavamos chegando a Rodeio alcançamos o pessoal.
Chegando a Rodeio - SC

Acompanhamos eles até a vinícola San Michele de Rodeio, onde provamos alguns vinhos. E trouxemos alguns é claro. Deixamos nosso amigos do Velotour seguir o seu caminho para o Zinco e seguimos o nosso.
Está acabando são somente 17 km até Timbó. Para "fechar" tinha que chover um pouquinho, mas ou menos no mesmo lugar que choveu no nosso primeiro dia. Deve ser o lugar. Mas, tudo bem.
Chegamos ao restaurante Thapyoka, pegamos os nossos certificados e comemos uma bela picanha grelhada.
Certificados de Conclusão do Circuito Vale Europeu

Tomamos banho no Hotel Colonial e fomos pra casa, já saudosos das histórias do seu Pedro, da comida da Dona Marta, das Barragens de Alto Cedro e Palmeiras, a boa comida de Pomerode e as obras do Senhor Ervin Teichmann, das pontes de madeira cobertas, dos choppes da Schornstein e os vinhos da San Michele, dos bichinhos no caminho e no Zoo, das casinhas simples de alojamento, das pessoas que conheçemos do Velotour e outras coisas mais...

Mais fotos: Álbum no Picasa
Link no maps: Google Maps
Dados do GPS: Baixar

4 comentários:

  1. Muito bom o trabalho de voces, será muito util para nós, estamos fazendo uma turma aqui de Passo Fundo Rs para fazermos o circuito agora no carnaval de 2010, a principio uns 8, vou botar um link do blog de voces no meu blog, http://pedalnanoite.blogspot.com valeu as dicas e mais uma vez meus parabens.

    28 de Outubro de 2009 03:31

    ResponderExcluir
  2. Cara, animal... Moro em Rodeio e fui uma vez no Zinco! De carro!!! haahahah Desperdício!! No Ipiranga? Algumas, mas também de carro! Acho que to perdendo hein?! heheehheeh Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Vocês estão de parabéns pelas fotos e pela divulgação no "blog". É um circuito que vale a divulgação e as dicas. Estivemos, quatro amigos, no trecho e realizamos o circuito no período de 18 a 22/01/2010, viagem espetacular. Saudações mineiras. Tibiriçá, Belo Horizonte/MG

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo carinho gente... E não deixem de fazer esse passeio...

    ResponderExcluir